Pink Phantom
6 min readJul 6, 2021

De mestre para mestre 3: A sombra purista sobre Bielefeld #Tormenta20

Arte do livro Básico de Tormenta 20 por Jambô Editora

[Pequenos spoilers para a aventura heróica Coração de Rubi]

Durante a minha atual mesa, estivemos jogando a Jornada Heróica Coração de Rubi, disponível para os apoiadores da campanha Tormenta 20. Essa é uma mesa de novos jogadores, que foram apresentados pela primeira vez ao mundo do RPG através de Tormenta 20. Durante a Jornada Heróica, entre a segunda e a terceira aventura, é recomendado que o mestre crie um pequeno interlúdio para os jogadores no decorrer da viagem ao próximo ponto da trama. Aqui eu vou compartilhar alguns dos recursos que utilizamos e a aventura (mestrada e jogada pelo aplicativo online Roll20) que foi escrita por mim, para que qualquer um que queira utiliza-la ou adapta-la. Caso queiram utiliza-lás como one-shots (aventuras curtas) vocês podem, porém, essa aventura foi planejada para personagens de nível 8. Por causa disso, caso ela seja usada como uma one-shot, será necessário fazer balanceamentos para o nível planejado para os jogadores. Também é importante mencionar que a aventura foi criada para ser um interlúdio de pequenas aventuras, por isso não possui uma forte coesão ou final entre elas — a intenção é servir como um grupo de aventuras secundárias para uma aventura principal.

Interlúdio para Aslothia

Após os eventos na garganta do troll na Taverna Tráqueia, e uma batalha contra uma casa mal-assombrada, os aventureiros se encaminham para a última parada antes de Aslothia, Bielefeld, o reino dos cavaleiros. Antes de ir para seu destino final, os aventureiros passaram um dia em Norm, a cidade mais populosa de Bielefeld. O grupo desce na praça da cidade e pode explora-lá, a cidade é cheia de vida e repleta de cavaleiros e aspirantes a cavaleiros da Ordem da Luz. Os aventureiros podem perceber um clima bastante tenso entre os cavaleiros ao redor da cidade, parecem estar em alerta constante.

PARTE 3: A SOMBRA PURISTA SOBRE BIELEFELD

O grupo pode investigar ao redor da cidade para tentar entender o que está acontecendo. O povo parece estar com medo, e falam pouco, apenas comentam que há um grupo acampado nos arredores da cidade que vem causando problemas. Os cavaleiros em geral se negam a comentar em grandes detalhes os acontecimentos, apenas comentam que a Ordem da Luz irá lidar com esses problemas rapidamente, omitindo o que seria o problema. O grupo encontra duas pessoas que chamam a atenção no meio do povo da cidade:

Cassius Lightsurge — O primeiro parece ser alguma forma de capitão da guarda, alto a bastante forte, carrega um estandarte dos cavaleiros da luz, fala de forma ríspida e com um tom autoritário. Caso o grupo o trate com respeito, ele da mais detalhes sobre a situação, caso o desrespeitem, se nega a partilhar qualquer informação. Revela que esse acampamento é purista, e que de alguma forma tem previsto os movimentos dos cavaleiros da luz com facilidade, sequestraram um dos cavaleiros e um diplomata da cidade recentemente devido a incompetência de um aspirante a cavaleiro. Cassius deixa bastante claro que não precisa e nem quer ajuda de pessoas de fora, e que não devem se meter no assunto. Caso algum membro do grupo peça um teste de Intuição (CD 20), pode perceber que parece que não é uma questão de apenas orgulho, e que ele parece ter um outro motivo para não querer estrangeiros se metendo nesses assuntos.

Elion Perontil: Um elfo, bastante magro, se destaca perto dos outros cavaleiros fortes e altos, tendo uma estatura baixa (mesmo sendo um elfo). Comenta que é um aprendiz de cavaleiro, mas que está tendo dificuldades com seu treinamento. Poucos cavaleiros o levam a sério, parece na defensiva e não quer comentar o porque. Porém ele revela que é sim seu sonho ser um cavaleiro da ordem da luz. Sofre preconceito por isso, e ninguém o apoia em sua decisão, nem mesmo seu melhor amigo, Gorgius, que faz parte da ordem. Comenta que seu sonho está em perigo devido ao fato de ter saído para escolta de um nobre da cidade com seu amigo, um trabalho que apenas conseguiu por causa dele, e não conseguiu ser forte o suficiente para protege-los. Ambos foram capturados e agora é sua responsabilidade ajuda-los. Contudo, acredita que não é forte suficiente para salvá-los sozinho. Ele comenta que Cassius o culpa pelo acontecimento e disse que caso não resolva o problema será expulso da ordem. Elion diz duvidar das motivações do capitão.

O grupo tem a opção de ajudar Elion, ou agir por conta e procurar o acampamento purista. O acampamento parece não estar muito distante da cidade, mas está bem protegido. Testes de Sobrevivência (CD 15) ou Investigação (CD 20) ajudam o grupo a localizar o acampamento, 3 sucessos e o grupo encontra o acampamento.

Ao se aproximar, o grupo deve rolar um teste de Percepção, para tentar observar o acampamento.

(CD 15): Percebe que o cavaleiro que foi raptado não era humano, e sim um “Meduso”, esse cavaleiro tem roupas de cavaleiro mas não está usando sua armadura, e está sendo chicoteado pelos puristas, servindo de diversão para os soldados do acampamento. Caso Elion esteja com o grupo, o identifica como o cavaleiro que foi sequestrado e seu amigo, Gorgius.

(CD 20): Percebe que em uma mesa, onde alguns soldados conversam, há um mapa de Bielefeld.

(CD 25): Caso o grupo tenha interagido com Cassius, o grupo consegue ouvir uma voz familiar vindo de dentro de uma das tendas, uma voz alta, vinda do capitão da guarda dos cavaleiros da cidade. Não parece estar sendo feito refém, e sim parece estar dando ordens e instruções para alguns soldados.

O acampamento consiste de: 12 Soldados Puristas (Tormenta 20, Página 280), 2 Capitães Baluarte (Tormenta 20, Página 281) e Cassius Lightsurge, que serve como um Aliado Guardião Veterano para os soldados e capitães puristas. O grupo pode abordar essa missão de duas formas diferentes: 1- Missão de resgate: O grupo pode tentar distrair, atrair os soldados para fora, ou utilizar de outros subterfúgios para resgatar o diplomata e o cavaleiro sequestrados sem engajar em combate. 2- Enfrentar a tropa purista: O grupo pode utilizar de sua força bruta para derrotar o acampamento e salvar os reféns. Caso entrem em combate com Elion ajudando o grupo, ele funciona como um Aliado Guardião Iniciante para o grupo.

O grupo pode procurar por provas para incriminar Cassius. Caso o grupo derrote o acampamento, não é necessário testes para encontrar provas de trocas de cartas entre Cassius e o acampamento, onde é revelado que Cassius estava revoltado com o fato de que a Ordem da Luz agora recebia qualquer tipo de criatura, não importando seu tamanho e força. Ele estava utilizando os ideais puristas para convencer tropas que o ajudem a mudar isso. Não parece partilhar dos ideais puristas, porém não acredita que qualquer um tenha o que é capaz para ser um cavaleiro, e estava os utilizando como meios para um fim. Caso o grupo se infiltre no acampamento sem ser percebido, é necessário um teste de Investigação (CD 25) ou Ladinagem (CD 25) para encontrar as provas e levar elas consigo.

Caso o grupo derrote os inimigos, os aventureiros podem rolar uma vez na Linha ND7 de tesouros para pilhar o acampamento. O nobre, após o resgate, também oferece (Independentemente do grupo ter batalhado ou não) 300 tibares para cada por terem ajudado a salva-lo. O reencontro dos “amigos” é emocional Elion e Gorgius se abraçam forte. O grupo pode fazer um teste de Percepção ou Intuição para perceber que há algo além nessa amizade. Muito provavelmente essa seja a razão pela qual o cavaleiro não é bem visto, e que esse seja o segredo que não queria revelar anteriormente. O grupo pode voltar para cidade levando Cassius como prisioneiro ou não, contanto que tenham as provas sobre o ocorrido, a Ordem da Luz irá prender Cassius e puni-lo devidamente. Elion pode seguir como aspirante a cavaleiro, e o grupo pode descansar para viajar para sua parada final, Aslothia, na próxima manhã. Pela manhã, antes de saírem, Elio corre em direção a caravana e agradece ao grupo por terem resgatado Gorgius, ele oferece ao grupo duas pequenas porções de Gorad (Tormenta 20, Página 153) que ele mesmo preparou, e 3 Poções de Curar Ferimentos (2d8+2 PV), como uma forma de pagá-los pela ajuda, o grupo pode ver Elion e Gorgius acenando para eles enquanto vão embora, de mãos dadas.

Gostaram de uma histórinha mais leve e bonita? Ou só gostam de dar porrada em purista? De qualquer forma, da uma palminha, compartilhem o texto se gostaram, e deixem nos comentários quaisquer críticas e sugestões!!

Pink Phantom

Fã número 1 de Tormenta 20, amante de RPG, mestre e raramente jogador, escritor no tempo livre procurando um lugar para postar as besteiras que eu escrevo.