Combou! 1: Mas fada tanque, pode? #Tormenta 20

Pink Phantom
6 min readJun 26, 2021

--

Arte de Alerrandro Adrian Twitter: @AlerrandroAdri2

Sextou! Não apenas sextou como Combou!! Sexta é dia de combo. Toda sexta vou postar uma ficha de personagem para deixar os cabelos de qualquer mestre brancos e em pé. Para os não-iniciados: O que é combo? É uma expressão utilizada no meio do RPG para um personagem que une diversas habilidades diferentes, criando um personagem muito forte (às vezes, muito forte é apelido), seja pela defesa, pelo ataque, ou por ambos. A ideia desta coluna é que vocês possam usar essas fichas nos jogos de vocês, dar umas risadas de alguns absurdos possíveis dentro do jogo, ou só teorizar em cima das possíveis combinações dentro dele Todos personagens serão montados pelo sistema de compra de pontos para a coluna, e não por rolagem.

A ficha de hoje é inspirada em um dos reis do combo: nosso querido Tácio “Schaeppi”, narrador de League of Legends pelo CBLOL e Ignis Crae, um golem em formato de fênix toda quinta-feira no “Fim dos tempos”, campanha canônica de Tormenta 20 (Se você não sabe do que eu estou falando, siga Jambô Editora no Youtube e na Twitch, pois está perdendo!!). Durante esta campanha, me veio um pensamento: “É possível (deixar mais tóxica) otimizar ainda mais essa ficha? E se sim, como?”. Por isso, vos apresento: A Sílfide tanque!!

NÍVEL 1:

Raça: Sílfide. Mas, por que Sílfide? Simples: o bônus de Carisma de +4 para a Sílfide vai ser de grande ajuda para não tomar dano e não deixar que seus aliados tomem dano também. Outra habilidade de classe da sílfide que ajuda nisso é o poder Aparência Inofensiva, que força os inimigos que tentarem te atacar no primeiro turno a fazerem um teste de vontade antes disso e, mesmo que passem, vão precisar de uma boa rolagem para conseguir acertar! Para as magias, eu recomendaria Sono e Criar Ilusão, porém, fica de acordo com a preferência do jogador.

Classe: Paladina de Lena, com os poderes divinos: Ataque piedoso, Aura restauradora, Cura gentil e Curandeira perfeita. Todos esses poderes são voltados para cura, assim, mesmo que passem pela parede (ou melhor, murinho?) que vai ser essa sílfide, você pode curar seus aliados!

Origem: a escolha fica a cargo do jogador, mas para essa ficha e para seguir o livro de Tormenta 20, escolhi a origem Acólito, garantindo alguns bônus em perícias, porém mais uma vez, fica de acordo com a preferência do jogador.

ATRIBUTOS:

FOR: 8 (-2 pontos)

DES: 12 (2 pontos)

CON: 16 (8 pontos)

INT: 12 (2 pontos)

SAB: 12 (2 pontos)

CAR: 16 (8 pontos)

Total: 20 pontos

Somados os bônus de classe de Sílfide: +4 de Carisma, +2 de Destreza e -4 de Força, ficamos com o resultado de:

FOR: 4 (Bônus -3)

DES: 14 (Bônus +2)

CON: 16 (Bônus +3)

INT: 12 (Bônus +1)

SAB: 12 (Bônus +1)

CAR: 20 (Bônus +5)

Eu sei que é dolorido olhar para aquele -3 em força, mas sigam comigo que vai valer a pena! Não esqueçam que esse personagem não é feito para dar dano, mas para não tomar dano e curar sem parar!

Graças à proficiência em armaduras pesadas e escudos do paladino, é possível começar com uma Brunea (+5 de DEF, penalidade -2) e um Escudo leve (+1 de DEF, penalidade -1), somando um total de 19 de Defesa e 23 de Vida. É claro que estamos apenas no primeiro nível, mas vamos ver os próximos passos do combo.

NÍVEIS SEGUINTES:

É de suma importância que, nos 2 primeiros níveis, peguemos 2 níveis de Cavaleiro. O motivo? As habilidades de classe Baluarte +2 e Postura de Combate: Provocação Petulante. Vamos dar uma olhada no que elas fazem:

Baluarte. Você pode gastar 1 PM para receber +2 na Defesa e nos testes de resistência até o início do seu próximo turno.

Postura de Combate: Provocação Petulante. Enquanto esta postura estiver ativa, todos os inimigos que iniciarem seus turnos dentro de seu alcance curto devem fazer um teste de Vontade (CD Car). Se falharem, devem atacar você nessa rodada.

Com esses dois poderes, podemos aumentar ainda mais nossa defesa, e forçar um teste de Carisma (nosso melhor atributo) para forçar que nos ataquem, para ter certeza que manteremos o grupo são e salvo. Apesar disso mesmo que os atinjam, temos os poderes concedidos de Lena para curá-los!

Durante os próximos níveis, continuaremos investindo nos níveis de paladino. Habilidades recomendadas de paladino como: Virtude Paladinesca: Caridade, Virtude Paladinesca: Compaixão, Julgamento Divino: Justiça, Aura de cura (Apenas no nível 6) ou até mesmo Aumento de Atributo (Carisma), para aumentar ainda mais seus futuros bônus. Porém, o que é de grande importância aqui é a habilidade de classe Benção da Justiça, ganha automaticamente ao chegar no 5º nível. É extremamente recomendado que escolha Égide Sagrada ao invés de Montaria Sagrada. E o que esta habilidade faz? Bom, leia você mesmo:

Égide Sagrada. Você pode gastar uma ação de movimento e 2 PM para recobrir de energia seu escudo ou símbolo sagrado. Até o fim da cena, você e todos os aliados adjacentes recebem um bônus na Defesa igual ao seu bônus de Carisma. A partir do 11º nível, você pode gastar 5 PM para receber o mesmo bônus num teste de resistência contra uma magia recém lançada contra você. Se você passar no teste de resistência e a magia tiver você como único alvo, ela é revertida de volta ao conjurador (que se torna o novo alvo da magia; todas as demais características da magia, incluindo CD do teste de resistência, se mantêm).

Dessa forma, nosso alto bônus de carisma será aplicado a nossa defesa por 2PM, contando que ainda estejamos usando nossa gasta Brunea e pobre escudo leve. Assim nossa defesa se torna 24 (25 caso utilize aumento de atributo: Carisma.), sem contar o bônus de +2 do baluarte, podendo chegar até 27 de armadura no nível 7, e até um teste de vontade (CD 19) para que o ataquem e não seus aliados. Acha que acabei? Jamais! O combo continua!

Chegamos ao ponto alto do combo: O nível 11. Após pegar 6 níveis de paladino e aura de cura podemos curar nossos aliados sem parar, com o bônus de Cura Gentil. Portanto, voltaremos a investir em níveis de Cavaleiro, habilidades como: Solidez, Armadura da Honra, Desprezar os Covardes ou Estandarte são recomendadas nos níveis a seguir. Ao pegar 5 níveis de cavaleiro, ganhamos automaticamente a escolha entre as habilidades Bastião ou Montaria. Novamente, recomendado que escolha a primeira:

Bastião: Se estiver usando armadura pesada, você recebe resistência a dano 5 (cumulativa com a RD fornecida por Especialização em Armadura).

Dessa forma, no nível 11, ganhamos ainda por cima RD 5, para ajudar na sobrevivência. Além disso, a habilidade Baluarte no quinto nível melhora para +4.

RESULTADO FINAL:

Considerando que tenhamos aposentado nossa pobre e surrada Brunea e quase destruído o escudo leve, para uma melhor armadura e escudo, caso tenhamos uma armadura completa (preferencialmente com aprimoramentos Ajustada e Sob medida para aumentar a movimentação) e um escudo pesado, chegamos ao resultado de:

Pontos de Vida: 103

Pontos de Mana: 33

Defesa: 23 (Com Baluarte ativo e Égide sagrada, chegamos a um total de 32 de defesa!)

RD: 5

Para que não nos ataquem, no nível 11, os inimigos devem passar por um teste de vontade CD 22, caso te ataquem e sejam criaturas inteligentes, ainda terão de passar no mesmo teste para não perder a ação por causa de Aparência Inofensiva. Mesmo que seja atacado,você pode se curar com magias, como Curar pelas mãos (2d8+2+Bônus de Carisma) ou Aura de cura (5+Bônus de Carisma duplicado devido a Cura Gentil.)

Conclusão: temos uma máquina de segurar porradas (Isso nas raras ocasiões em que seja atingindo) e que pode curar a si mesmo e a seus aliados sem parar, isso no nível 11, podendo ser ainda melhorado após isso. Causa dano? Não, quase 0, mas isso não importa quando você é uma muralha de 30cm de altura capaz de segurar qualquer ataque! (Menos magias, mas sabemos que usar magia é roubar)

Gostou do combo? Da uma palminha e me segue aqui para mais textos legais como esse! Acha que pode fazer melhor, ou que errei em alguma parte? Comenta para que possamos conversar e deixar essa paladina ainda mais poderosa!!!

--

--

Pink Phantom

Fã número 1 de Tormenta 20, amante de RPG, mestre e raramente jogador, escritor no tempo livre procurando um lugar para postar as besteiras que eu escrevo.